Lançamento do projeto de cooperação técnica para pesquisa entre Brasil e Finlândia

Na tarde da sexta-feira, 16 de setembro de 2016 aconteceu a reunião para lançamento do projeto de cooperação técnica para pesquisa e produção de tecnologia assistiva entre o NCE/UFRJ e a Turku University of Applied Sciences (TUAS)  da Finlândia com apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e do CNPq. Estiveram presentes os professores José Otavio Pompeu e Antonio Borges, além dos pesquisadores Wallace Ugolino e Dorys Calvert que em equipe explicaram como será o desenvolvimento do projeto de 3 anos e como a sociedades de ambos os países podem ser beneficiadas com a união complementar das competências no desenvolvimento de soluções tecnológicas para pessoas com deficiência. A reunião contou com a participação de Arto Alho, representante da universidade finlandesa, que mostrou entusiasmo e afirmou que esta primeira cooperação pode abrir portas para o desenvolvimento de novos produtos de eHealth e tecnologia assistiva. A reunião contou também com a participação de Rosinha da Adefal, Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça e Cidadania, e Osório Coelho, Diretor na Secretaria de Inclusão Social (SECIS) do MCTIC. Foi uma tarde agradável de troca entre brasileiros e finlandeses no centenário e acessível prédio do Arquivo Nacional no Centro do Rio.

photo646128180317497314